1 de fevereiro de 2013

Como não pagar nada pelo curso superior

estudo
Como tive a super felicidade de passar em todos os vestibulares que tentei (todos em faculdades públicas) resolvi montar esse post com algumas dicas para dar uma ajudinha para quem vai tentar vestibular e não quer pagar nada pelo curso superior. Então lá vai:

1. Preste atenção nos vestibulares seriados
Muitas faculdades públicas possuem vestibular seriado. É aquele vestibular que você faz em três etapas (uma por ano do ensino médio), sendo que você só faz a opção do curso no último ano. Na minha opinião, é a maneira mais fácil de entrar na faculdade, porque geralmente as pessoas não estudam muito para fazê-lo e você só concorre com pessoas da sua idade. Então, ninguém que faz cursinho a 5 anos vai tomar a sua vaga (hehe).
Se caso você está no primeiro ano e vai tentar o vestibular seriado eu recomendo estudar desde já, porque isso com certeza vai fazer a diferença lá na frente, além disso se você tirar nota boa desde agora, você será poupado de muito stress na hora de optar pelo curso.
Agora, se você está no segundo ano e não se inscreveu ou tirou uma nota muito ruim na primeira etapa, não precisa desesperar porque ainda tem duas etapas e dá para recuperar (mas você vai ter que estudar mais do que o necessário).

2. Faça o Enem
Acredite ou não, mas passar pelo Enem não é difícil. Se você estiver no terceiro ano ou já se formou, o melhor caminho para a faculdade é o Enem. O truque é estudar um pouco de tudo e ler um jornal ou revista de renome, então, troque a sua Capricho por uma Veja agora mesmo. Outra super dica é ouvir "A Voz do Brasil", parece bobagem, mas o tema da redação do ano passado foi discutido uma semana antes no programa (fiquei sabendo disso pouco depois da prova, mas como já dei a dica, tenho a certeza que você não vai perder nenhuma edição).
Lembre-se que você pode fazer um monte de coisas com a nota do Enem: tem o Sisu, o ProUni e o Fies. Além disso, muitas faculdades usam a nota do Enem como uma primeira fase de seleção, sendo que a segunda fase é geralmente uma prova especifica e aberta (não é tão difícil quanto parece).  Então vale bem a pena estudar um pouquinho, né?

3. Tente o vestibular tradicional
Muitas universidades possuem uma seleção diferente das citadas, é uma prova especifica ou não, aberta ou fechada (isso depende da universidade). E nesse modelo de seleção, você acaba concorrendo com pessoas muito mais experientes que você e bem mais preparadas (muitas delas fazem cursinho a muito tempo), então, pelo menos na minha opinião, é a maneira mais difícil de passar. Se você for tentar esse tipo de processo seletivo, recomendo que saia agora da frente do computador e vá estudar para valer!! (só não fique doida, ok?)

4. Tente o vestibular de faculdades particulares
Você pode até pensar: "Como assim, Sarah? Eu não quero pagar nada pelo meu curso superior", mas ai eu vou te lembrar de uma coisa: as faculdades particulares dão bolsas aos primeiros colocados (geralmente o primeiro lugar ganha uma bolsa integral). Então, se você está visando uma dessas bolsas, é melhor estudar muito, ainda mais se você estiver interessado em um dos cursos mais concorridos.

5. Fique de olho no período de inscrição de cada vestibular e nunca se esqueça de pagar o boleto (isso aconteceu comigo, hehe).

E no mais, lembre-se que o seu estudo vai valer a pena. Não precisa estudar que nem louca, mas estude um pouco mais do que você considera "suficiente". Recomendo que tire os finais de semana para o descanso e estude (para valer) nos outros dias, dessa forma, você vai ter um certo equilíbrio entre os estudos e a diversão. E toda vez que quiser desistir e simplesmente desejar se divertir como seus amigos (eu sei que isso acontece, porque isso passou um milhão de vezes na minha cabeça), lembre-se que é melhor estudar agora (quando ainda jovem) do que fingir que estuda por uns 5 anos (o que acaba sendo um completo desperdício de tempo), então, leve sempre isso em conta e se mantenha-se focada. No mais, bons estudos e.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário